Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Sobre

Filha de professores de educação física, Roberta é uma paulistana apaixonada pelo surf com remo. Com mais de 15 anos de experiência em esportes de aventura ligados à canoagem, a atleta tem um histórico que inclui: medalhas nas principais competições internacionais de kayaksurf, títulos em diversas modalidades de canoagem, feitos nacionais e internacionais, palestras, prêmio destaque do ano GoOutside e pódios em competições nacionais de kayaksurf competindo na categoria masculina.

Historico

Roberta começou nos esportes de aventura como instrutora de rafting e atleta de expedições e descidas de rios com a Equipe Canoar. Nesta mesma época representou São Paulo com a equipe feminina pioneira de rafting onde foi tricampeã brasileira entre 1997 e 1999.

Durante uma viagem à Costa Rica, Roberta aventurou-se na canoagem de águas brancas e ao voltar ao Brasil se desenvolveu ainda mais no esporte. Tornou-se a primeira mulher a descer diversos rios da região sudeste e passou a divulgar o esporte em mídias especializadas.

A canoísta também migrou para modalidades como: caiaque polo, caiaque slalom, canoagem oceânica e canoa havaiana, onde, em sua maioria, competiu e obteve títulos.

O kayaksurf é o esporte na qual a atleta se dedica atualmente e conquistou maior projeção internacional. Tornando-se TOP 10 do kayaksurf mundial com a melhor posição no ranking entre todos os atletas (homens e mulheres) da América Latina e ganhando medalhas na principais provas internacionais do esporte. Roberta também é a única atleta das Américas a fazer parte da equipe inglesa “Mega Kayaks”, maior fabrincante mundial de caiaques para surf.

O stand up paddle é o esporte mais recente na vida da atleta. Foi durante uma viagem no Hawaii em 2010 que ela conheceu a modalidade onde se rema de pé na prancha. Uma prática que já rendeu frutos. O projeto “SUPTravessias das ilhas do litoral brasileiro”, onde a atleta divulga as histórias, curiosidades e rotina das comunidades locais, é o resultado desta nova paixão.

 

Pioneirismo

O pioneirismo é uma das principais características desta atleta que sempre busca novos desafios e fronteiras. Veja abaixo alguns destaques:

– Primeira atleta a receber autorização do Ministério do Meio Ambiente para realizar a travessia de sup em mar aberto da Barra do Sahy até o Alcatrazes, com cerca de 40km.

- Primeira mulher no mundo a surfar de caiaque a pororoca do rio Araguari na Amazônia brasileira – considerada a maior pororoca do planeta – (2011).

- Primeira supista a fazer a travessia da Ilha do Montão no litoral norte paulista.

- Primeira mulher no mundo a surfar as fortes ondas de Galápagos de caiaque (2009).

- Primeira canoísta brasileira a conquistar uma medalha na mais importante competição de kayaksurf das Américas: Santa Cruz Paddle Fest Surf – (2010).

- Única mulher a correr o circuito nacional de kayaksurf com diversos pódios na carreira (Desde 2002).

- Primeira campeã brasileira de canoa havaiana OC-6 na época em que as equipes eram formadas por 5 homens e 1 mulher (2001).

- Tri-campeã brasileira com a primeira equipe feminina de rafting do país (1997/98/99).

- Primeira mulher a desbravar diversos rios da região sudeste em um caiaque. Rios como o Peixe (Socorro), Paraibuna de São Paulo (São Luiz do Paraitinga) entre outros (Desde 1997).



Roberta foi a primeira canoísta no país a receber o prêmio da revista GoOutsite – concedido anualmente a atletas que se destacam em suas atividades. A canoísta recebeu o prêmio no ano de 2006 por ser a primeira atleta brasileira finalista da mais importante e tradicional competição de kayaksurf das Américas. O Santa Cruz Paddle Fest é um evento realizado anualmente na mítica praia de Steamer Lane na Califórnia e reúne várias modalidades do remo. Bob Burnquist , Maya Gabeira, e Fabiana Murer são alguns dos nomes que já receberam este prêmio

 

Treinamento

Roberta mora na capital paulista e, apesar de ser uma atleta do surf, faz 80% da sua preparação em água plana. O treino técnico nas ondas - ela realiza durante os fins de semana. A rotina da canoísta durante a semana começa na raia da USP – Universidade de São Paulo –realizando treinos de remada de endurance de caiaque ou stand up paddle, treinos de tiro de velocidade, exercícios funcionais, musculação e corrida. Os finais de semana são dedicados ao surf com caiaque e sup, quando existem boas condições de ondulação e, nos períodos sem ondas, remadas longas. Para manter o alto rendimento nas competições e desafios do esporte, a atleta conta com o acompanhamento da nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri.

 

Comunicão e Marketing

Roberta é formada em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP - e atua no segmento de comunicação online e marketing. O resultado da vivência como atleta e a experiência como profissional de comunicação resultou na palestra “MARKETING DO ATLETA E AVENTUREIRO” onde a canoísta levanta discussões sobre pontos importantes do esporte: a profissionalização do atleta de aventura no Brasil, os caminhos e dificuldades para a conquista de patrocínios, apoio e espaço na mídia. Um conteúdo completo que foi apresentado na Adventure Sports Fair 2010 e 2011 e foi resultado de ampla pesquisa com os principais profissionais do mercado brasileiro de agências de marketing esportivo, assessoria de imprensa, mídia e empresas patrocinadoras.

//J-Paul